quinta-feira, 12 de abril de 2012

MONTAGEM DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DA 8ª SÉRIE "A e B"




Denomina-se elemento químico, como um conjunto de átomos que possuem mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z).
Todos os elementos existentes no Universo estão demonstrados na Tabela Periódica, para representá-los usamos símbolos adotados de acordo com critérios internacionais, por isso em qualquer língua ou alfabeto um elemento pode ser reconhecido por sua simbologia. Sabe aquela dificuldade em associar o Chumbo ao seu símbolo Pb? Tudo porque a palavra escolhida para nomear vem do latim Plúmbeo. Ficaria bem mais fácil se a nomenclatura se originasse do português, mas o latim, que é considerado uma língua morta, foi escolhido para nomear elementos como a prata, o ouro, o cobre, ou seja, o idioma está bem vivo na Tabela Periódica.
Os elementos estão dispostos em colunas horizontais e verticais, e totalizam 114, sendo que os elementos naturais, aqueles encontrados na natureza, somam 88 e os restantes são sintéticos (átomos produzidos artificialmente). Todos esses dados são visualizados na Tabela, o que não consta na mesma e você vai ter acesso agora está disposto em nossa seção de elementos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário